sábado, 17 de setembro de 2011

A Matemática no dia-a-dia



A matemática, é fundamental em nossas vidas, é usada para praticamente tudo. A Matemática também faz parte das profissões, senão todas, quase todas as profissões apresentam em suas práticas, algo de Matemática. É claro que em algumas a Matemática aparece de forma mais intensa e em outras em menor intensidade, porém difícil é aquela que nada a possui.
     O terror de muita gente na escola vem ganhando espaço no mercado.O que se vê da Matemática no ensino básico é realmente muito pouco perto do que ela pode oferecer em relação ao mercado de trabalho oque se exige dela e oque ela traz de “recompensa”.
     
     Mercado de trabalho - Há duas principais divisões no campo de atuação do matemático: o licenciado se qualifica sobretudo para lecionar e o bacharel está mais voltado à pesquisa e no trabalho junto às empresas.Lecionar é a atividade mais comum de atuação. Porém, no momento há uma busca muito grande de empresas atrás de formados de matemática, porque as soluções de gestão em empresas se dão por indicadores expostos sob a forma de gráficos, que exigem leitura matemática.
         Essa necessidade tanto das empresas quanto das escolas tem facilitado a colocação no mercado de trabalho.Há casos de alunos que já conseguem emprego antes de se formarem.No entanto, os baixos salários para os professores podem afastar os profissionais desta área.Faltarão professores, haverá deficiências no ensino e isso acabará alimentando um círculo vicioso.
          O mercado exige um conhecimento cada vez maior de matemática (soluções de gestão estão expressas a partir de gráficos, tabelas e números).Quem souber fazer essa leitura, terá um diferencial no mercado, e, logo, virá a valorização, tanto no médio quanto no longo prazo.
   Diferencial - Para o estudante que quer se destacar, é aconselhável ter uma boa base de informática, porque sempre há softwares matemáticos sendo lançados.É importante ler um livro por ano sobre uma grande área da matemática, além de dar atenção às publicações paradidáticas.Livros sobre história da matemática ajuda a entender melhor.


História da Matemática.
      As origens da matemática perdem-se no tempo. Os mais antigos registos matemáticos de que se tem conhecimento datam de 2400 a.C. Progressivamente, o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois" e "muitos". Os seus problemas do quotidiano, como a contagem e a medida de comprimentos e de áreas, sugeriram a invenção de conceitos cada vez mais perfeitos. Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.) foram dos primeiros livros de matemática que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Mesmo a antiquíssima Astrologia proporcionou o desenvolvimento da matemática, ao exigir a construção de definições e o rigor no cálculo das posições dos astros.            A matemática começou por ser "a ciência que tem por objecto a medida e as propriedades das grandezas", mas actualmente é cada vez mais a ciência do padrão e da estrutura dedutiva. Como afirmou P. Dirac, as matemáticas são a ferramenta especialmente adaptada ao tratamento das noções abstractas de qualquer natureza e, neste domínio, seu poder é ilimitado.                                                                                                            A etnomatemática é um ramo recente da matemática que investiga conhecimentos matemáticos populares. E podemos afirmar que todos os povos têm alguns conhecimentos de matemática, mesmo que sejam muito intuitivos tais como medições, proporções, desenhos geométricos que se vêem no artesanato (como a cestaria). A matemática sempre desempenhou um papel único no desenvolvimento das sociedades.Por exemplo, numa situação de guerra, o exército que possui mais conhecimentos de matemática tem maior poder traduzido nas máquinas mais perfeitas e melhor adaptadas.                                                                                                                                      Até ao séc. XVI apenas as pessoas com dinheiro ou os sacerdotes poderiam despender tempo no estudo da matemática. De há quatrocentos anos para cá, a monarquia e o clero deixaram de ser os únicos que financiaram a matemática, passando este papel a ser desempenhado pelas universidades e pelas empresas (como por exemplo a IBM). Ao contrário do que muitos pensam, a matemática não consiste apenas em demostrar teoremas ou em fazer contas, ela é um autêntico tesouro para a civilização devido aos diversos conhecimentos envolvidos. E sabendo isso, actualmente poucos são os países em que não se cria matemática nova, publicando-se assim em todo o mundo alguns milhares de revistas exclusivamente de matemática. 


 Onde encontramos a matemática ?
            Nos livros, filmes, desenhos, computadores e um pouco por toda a natureza.
            Poderemos ver um "segmento de reta" na aresta de um edifício, uma circunferência vê-se na ondulação da superfície da água quando deixamos cair um objeto, uma secção da elipse pode ser observada na parede de um poço redondo iluminado pelo sol, as sombras dos objectos representam figuras geométricas, na disposição das pétalas de uma flor podem encontrar-se simetrias, o batimento cardíaco pode ser um exemplo de uma sucessão, o ar move-se num percurso espiralado, etc. "O estudo aprofundado da natureza é a fonte mais fecunda das descobertas matemáticas" (Joseph Fourrier). Assim, até parece que "o universo impôs a matemática à humanidade".
   "Aquela por vezes cristalina [ ...] e por vezes difusa substância [ ...] que é a matemática" (Imre Lakatos)Conan Doyle.Mas muita matemática que se faz atualmente não é imediatamente aplicável, podendo vir a ser um forte contributo para as teorias de outros saberes ou a ficar para sempre esquecida. A matemática é cada vez menos fruto do trabalho isolado de uma pessoa. Mas antes resulta de um grupo de matemáticos ou das relações profissionais entre várias pessoas. Ou ainda, é um esforço que pode demorar séculos.                                
Ao longo da história muitos homens contribuíram significativamente para o seu desenvolvimento.O trabalho de um foi analisado por outro matemático e assim sucessivamente até ao presente, sendo muitas vezes melhorado.Nem sempre o que um matemático faz está correto. Ele também se engana. Não é um ser superior nem vive em casulos. E quando um erro lhe é apontado, verifica, reconhece-o e agradece com delicadeza. ângulos; o transferidor mede a amplitude de um ângulo; o pantógrafo desenha figuras semelhantes; a calculadora efetua cálculos; . . . ; o computador representa objetos impossíveis. Uma ferramenta cada vez mais precioso é o computador. Com ele é agora possível fazer cálculos que um homem levaria anos a fazer. Com estes instrumentos, a matemática também pode construir realidades.  

Embora invisível a Matemática ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia-a-dia.

Se não houvesse Matemática não existiriam...
  • edifícios
  • pontes
  • linhas eléctricas
  • cabos de telefone
  • aviões
  • computadores
  • microondas
  • automóveis
  • pacemakers


Com a Matemática é possível explicar diversos fenómenos do dia-a-dia.
Fenómeno
Explicação matemática
Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo?


Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII
O que faz com que uma maçã caia de uma árvore na terra?
O que mantém a Terra a girar em torno do Sol?


Equações do movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII
Como é que as imagens e sons de um jogo de futebol aparecem numa TV em qualquer parte do mundo?



Através da radiação electromagnética descrita pelas equações de Maxwell, século XIX
Sons musicais



Foram estudados por Aristóteles
A Terra é circular
2000 anos antes de enviarmos uma nave espacial para o espaço que nos fornece fotografias da Terra, Eratóstenes usou a Matemática para provar que a Terra é circular. Calculou o seu diâmetro e a sua curvatura com 99% de exactidão.
Quem vai ganhar nas eleições?


Previsão com base na teoria das probabilidades e estatística
Amanhã vai chover?


Previsão com base no cálculo
Estudo do comportamento do mercado de valores de uma bolsa


É feito pelos analistas de mercado com várias teorias matemáticas.
Qual o valor do seguro de vida a pagar?

As companhias de seguros usam estatística e probabilidades para ajustarem os seus prémios de acordo com a probabilidade de se ter um acidente durante o ano.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Para Professores : http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3491
Site interessante com matérias de vários tipos, para professores de todas as matérias !

Matéria Interessantíssima sobre uma boa aula de matemática DICAS !
Confira no site ! ;D

Dicas : http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3490


Bom Proveito ! :D
Quais as profissões que utilizam a 


Matemática ?


Resposta:  TOOOODAAAS.


Economia, Contabilidade e Administração, dependem exclusivamente da Matemática. Odontologia, Medicina, enfermagem também.

Aquelas que não usam diretamente, aplicam a Matemática em dados estatísticos e busca de outros fatores numéricos exigidos como instrumento necessário para o controle interno e externo de determinadas funções.

Além disso, a Matemática nã ose resume somente em números. O relacionamento do ser humano com o mundo e consigo mesmo também é uma equação ou inequação Matemática.

Na nossa vida, os cálculos matemáticos se apresentam a cada milionésimo de segundo: desde o momento em que somos gerados até a nossa morte vivemos a matemática.